Maiores de 6

Maiores de 6

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Em Abril plantámos curgetes




Foi tão rápido.
Plantámos as sementes, regámos, e em pouco tempo cresceram. Depois floriram e agora temos curgetes bebés a caminho.

Gostamos tanto...





... de ver as cegonhas!
Estamos na época da nidificação e temos tanta sorte por elas gostarem do  nosso país para terem os seus filhotes. As cegonhas são aves migratórias de longa distância (entre a África e a Europa), quer dizer que no  inverno elas viajam para a África, para temperaturas mais quentes, e no verão, voltam para nos encantar.
A mãe e o pai cegonha constroem em conjunto um ninho feito de paus, que pode durar muitos anos, a cegonha  põe normalmente até quatro ovos e ambos (o pai e a mãe) ficam à vez no ninho até os bebés nascerem. 
E a julgar pelos ninhos que vemos ao longo das estradas e nas aldeias pelo sul do país, nascem muitos bebés cegonha todos os anos - todos portugueses!

Pinhões


Os pinhões que comemos são provenientes das pinhas do pinheiro manso. As pinhas são na verdade as flores do pinheiro, e os pinhões são as sementes que irão originar uma nova planta. 
Existe um período por ano em que é permitido apanhar pinhas - do início de Dezembro ao fim de Março - é o período de colheita das pinhas.
As pinhas fechadas, colocadas num local quente, abrem e libertam os pinhões.
E os pinhões são saborosos e muito nutritivos. Nós adoramos!

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Boris


O Boris é o cão mais feliz do mundo. Passa os dias atrás de tudo o que mexe. Do que ele mais gosta é apanhar ratos e lagartixas. Também persegue passarinhos e às vezes até consegue apanhá-los, não gostamos quando ele apanha os passarinhos mas não conseguimos fazê-lo parar.
Gosta de comer e gosta de dormir. Não tem de ir à escola, não tem de fazer nada, tudo o que faz é porque lhe apetece. É o cão mais fofinho do mundo e é feliz!